O Aluguel de Frota tem se tornado uma opção cada vez mais interessante para as empresas, principalmente pelo aumento constante do preço dos veículos.
De acordo com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, a ABLA, o setor de locação de veículos fechou 2023 com 1.570.820 automóveis e comerciais leves na frota, o que representou um crescimento de 9,5% quando comparado ao ano anterior.
Além de reduzir significativamente o custo inicial, ter uma frota alugada pode facilitar a gestão por parte da empresa. Ao invés de focar em todos os aspectos relacionados (manutenção, depreciação, compra de veículos etc.), a organização pode direcionar seus esforços para outros fatores preponderantes, como a gestão de multas e combustível, por exemplo.
Fique nesse artigo para saber o que é mais vantajoso para a sua empresa e comece a ter mais eficiência na sua operação.
Índice
- O que é a locação de frota?
- Como funciona o Aluguel de Veículos de uma frota?
- Quais são as vantagens e desvantagens do Aluguel de frota?
- Qual a diferença entre alugar e comprar veículos para uma frota?
- É mais fácil fazer a gestão de veículos alugados?
- Qual a diferença entre o aluguel de frota e terceirização de frota?
O que é a locação de frota?
A locação de frota nada mais é do que alugar veículos por um tempo determinado para fazer parte da sua operação no dia a dia. Ou seja, empresas alugam veículos de uma locadora especializada para uso corporativo, ao invés de adquirir uma frota própria.
Alugar veículos para fazer parte de uma frota é uma prática comum, isso porque o aluguel de carros, motos, caminhões ou ônibus ajuda na gestão desses ativos e a empresa acaba reduzindo seus custos.
Com o aluguel da frota de veículos, as empresas não precisam fazer um investimento inicial expressivo e podem adequar suas necessidades de acordo com a demanda, aumentando ou reduzindo a frota.
Assim, a empresa abre mão de ter que arcar com custos como manutenção, documentação e depreciação do veículo, tendo que pagar apenas uma mensalidade fixa pelo uso dos veículos, passando a maioria dessas responsabilidades para a locadora.
Como funciona o Aluguel de Veículos de uma frota?
O aluguel de uma frota funciona de forma bem simples.
A empresa que deseja alugar uma frota deverá:
1) Escolher uma locadora de sua preferência;
2) Fazer uma cotação on-line ou entrar em contato com a locadora;
3) Definir o modelo, a quantidade de veículos necessária e o prazo;
4) Se houver necessidade, também poderá contratar serviços adicionais, que poderão variar de acordo com a empresa escolhida.
O contrato firmado pode variar de acordo com o tempo de locação (curto, médio ou longo prazo) e incluir condições personalizadas, como:
- Manutenção preventiva e corretiva: A locadora é responsável por realizar manutenções periódicas para garantir o bom funcionamento dos veículos.
- Gestão de documentos: administração de impostos, seguros e outras documentações obrigatórias.
- Assistência 24 horas: Muitos contratos oferecem assistência emergencial para resolver imprevistos, como pane mecânica ou acidentes.
- Veículo reserva: Caso o veículo apresente problemas, um veículo de reserva é fornecido para não comprometer a operação da empresa.
Além disso, as locadoras oferecem todos os serviços básicos relacionados aos veículos, como: aquisição, manutenção, monitoramento, etc.
Alugar os veículos para uma frota é uma prática que vem se tornando cada vez mais comum nas empresas, justamente pelo motivo de ser menos custoso e mais vantajoso para a maioria das empresas.
Quais são as vantagens e desvantagens do Aluguel de frota?
Embora possa acabar sendo muito bom para as empresas, tudo tem sua vantagem e desvantagem, e isso não é diferente com o aluguel de frota.
Para te ajudar a decidir se a melhor opção é realmente alugar uma frota ou não, separamos as vantagens e desvantagens dessa prática:
Vantagens
Baixo Custo Inicial: Fazer aluguel de uma frota acaba sendo bem menos custoso do que comprar veículos novos para uma frota, tornando o investimento inicial mais barato.
Redução de custos: No aluguel você não precisa desembolsar grandes quantias para manter uma frota, custos com manutenção e documentação também são assumidos pela locadora.
Flexibilidade: Contratos flexíveis permitem ajustar a frota conforme a demanda do negócio. Se o volume de trabalho aumentar ou diminuir, a empresa pode expandir ou reduzir a quantidade de veículos facilmente.
Atualização da frota: A locação possibilita sempre contar com veículos novos e em boas condições, o que melhora a imagem da empresa e a eficiência operacional.
Previsibilidade de custos: A locação envolve o pagamento de uma mensalidade fixa, o que facilita o controle financeiro, evitando gastos imprevistos com manutenções ou quebras.
Desvantagens
Falta de patrimônio: Diferente da compra, no aluguel a empresa não constrói patrimônio, já que os veículos pertencem à locadora.
Limitação de uso: Alguns contratos de locação podem impor restrições ao uso dos veículos, como limite de quilometragem ou penalidades por avarias.
Dependência de terceiros: A empresa fica dependente da locadora para resolver eventuais problemas com os veículos, o que pode impactar operações em casos de demora na assistência.
Custo no tempo: Dependendo do tempo que a empresa fica com uma frota alugada, os custos podem acabar saindo mais alto do que comprar um veículo próprio.
Tipo de modal: A locadora pode não ter o tipo de veículo que a empresa necessita para a sua operação.
Qual a diferença entre alugar e comprar veículos para uma frota?
A principal diferença entre alugar e comprar uma frota está justamente em possuir os veículos e na responsabilidade que a empresa deve ter sobre eles.
Na compra, além de investir capital para adquirir os veículos, a empresa também precisa assumir todos os custos relacionados ao mesmo, como seguro, manutenção, impostos e eventual desvalorização dos veículos.
Já ao alugar um veículo, a empresa irá pagar apenas pelo uso do veículo e delegar essas outras responsabilidades para a locadora.
Significa que ao fazer aluguel, os gastos são mais previsíveis e a empresa pode sempre ter veículos novos e modernos na sua frota.
Outro ponto que vale a pena ter atenção é que, na compra, os veículos se tornam ativos da empresa, o que pode ser vantajoso em termos de patrimônio, mas também gera custos de depreciação ao longo do tempo.
É mais fácil fazer a gestão de veículos alugados?
Normalmente a gestão de frotas em veículos alugados tende a ser mais simples e eficiente, principalmente porque a maior parte das responsabilidades de manutenção, documentação e reparos é assumida pela locadora.
Além disso, muitas locadoras oferecem plataformas de gestão de frota, onde é possível acompanhar o desempenho dos veículos, quilometragem, consumo de combustível e outras métricas em tempo real.
Qual a diferença entre o aluguel de frota e terceirização de frota?
A diferença entre aluguel de frota e a terceirização de frota está nos serviços oferecidos e na forma como a gestão dos veículos é realizada.
Embora ambos envolvam o uso de veículos sem a necessidade da compra, eles têm abordagens diferentes:
Aluguel de Frota
No aluguel de frota, uma empresa aluga veículos de uma locadora especializada por um período determinado.
A locadora irá fornecer os veículos e, em muitos casos, assumir responsabilidades como manutenção, documentação, e assistência técnica, mas a gestão do uso e da operação dos veículos (condutores, rotas, etc.) fica por conta da empresa contratante.
Basicamente, a empresa irá usar os veículos de acordo com sua necessidade e pagar uma mensalidade pelo serviço oferecido.
Terceirização de Frota
Já a terceirização de frota é um serviço mais completo, onde a empresa contrata não apenas os veículos, mas toda a gestão da frota, incluindo motoristas, planejamento de rotas, controle de combustível, manutenção e operação diária.
Nesse modelo, a empresa terceirizada assume a responsabilidade pela operação da frota e sua gestão, enquanto a empresa contratante se concentra em suas atividades principais.
Levou uma multa? A Frota 162 te ajuda a economizar
Sabemos que receber multas em grande quantidade pode ser um problema na hora de gerir a sua frota, mas agora, com a Frota 162, você transforma essa dor de cabeça em economia!
A Frota 162 te permite pagar suas multas com até 40% de desconto com poucos cliques no pagamento antecipado!
Nossa plataforma foi criada para simplificar a vida de empresas que precisam gerenciar suas frotas e lidar com infrações de trânsito de maneira rápida e eficiente.
Com a Frota 162, você centraliza todas as infrações em um só lugar, monitorando de forma prática e acessível cada detalhe, desde o recebimento da multa até o pagamento. Não é só sobre economizar dinheiro, mas também ganhar tempo, eliminando a burocracia e a correria do dia a dia.
Por que escolher a Frota 162?
- Economia Garantida: Pague suas multas com no mínimo 20% de desconto ao realizar o pagamento antecipado.
- Dados Centralizados: Monitore todas as infrações de sua frota de maneira simples e eficiente em um só lugar.
- Esqueça a Burocracia: Gerenciar documentos e pagamentos com a Frota 162 fica muito mais fácil!
- Agilidade e Eficiência: Acesse relatórios detalhados, dashboard de controle e todas as informações de seus veículos em tempo real.
Não deixe que as multas impactem o orçamento da sua empresa.
Quer começar agora? Então clique abaixo e aproveite todas as vantagens que só a Frota 162 pode te oferecer!