Cuidar da natureza significa cuidar de nós mesmos, melhorando nossa condição de vida. E desenvolver uma frota sustentável contribui bastante para o meio ambiente. Porém, existem outros benefícios que adotar as boas práticas de sustentabilidade pode trazer: dentre eles está a redução de despesas.
Sim, pois a diminuição da agressão ao meio ambiente significa utilizar os recursos para frota de maneira mais inteligente. Afinal, sustentabilidade significa isso: um modo mais eficiente de aproveitar os recursos naturais sem causar perdas desnecessárias.
O que isso quer dizer? Que tudo vem das escolhas que fazemos na hora de gerir esses recursos. Portanto, ao adotar novas práticas, as consequências serão mais positivas para o meio ambiente e para sua frota.
De acordo com um levantamento realizado pela Agência Nacional de Energia (AIE) em 2021, o Brasil é o 13º país que mais emite gás carbônico no mundo, resultando em 466 milhões de toneladas de CO2 anualmente. É claro que muito desse montante vem do desmatamento, porém os automóveis também contribuem para isso, visto que utilizam combustível fóssil.
Portanto, uma das maneiras de minimizar esse estrago é reduzir a quantidade de emissões de CO2 na atmosfera. É ideal manter em mente que prejudicá-la afeta o clima de todas as regiões no globo e torna o planeta mais hostil para que a vida continue a se desenvolver nele.
E gerenciar a frota de maneira sustentável pode ajudar nesta redução de CO2 ao simplesmente realizar menos combustão. Essa atividade vem das escolhas mais inteligentes que o gestor pode aplicar na sua frota, o que também contribui para a redução de despesas.
Entenda: otimizar a gestão significa realizar escolhas que gastem menos recursos e que tragam resultados mais eficientes. Esta prática também favorece a natureza.
Agora que ficou claro que adotar a sustentabilidade na sua frota também significa reduzir despesas, confira abaixo 5 dicas para torná-la mais sustentável.
Adotar essas dicas na sua frota trará não apenas uma real contribuição para a natureza, mas também resultará em uma boa redução nas despesas.
Obviamente, a primeira vantagem é a redução na emissão de CO2 na atmosfera, minimizando assim os efeitos climáticos desregulados. Entretanto, há outros benefícios que aplicar sustentabilidade à frota pode trazer.
Ao manter um bom calendário de manutenção, você garantirá uma maior vida útil dos veículos, permitindo que haja menos desgaste de pneus e outros componentes. Isso evitará gastos inesperados que podem ser até mais caros que os cuidados preventivos.
Estes cuidados também vão impactar na redução de acidentes. Além de diminuírem a taxa de mortalidade, há também a não necessidade de dispensar valores para cuidar dos acidentados e para reparos nos veículos.
Outro fator positivo é a redução da combustão, o que exigirá menos recompra de combustível, ou seja, menos valor investido e menos gases poluentes sendo emitidos na atmosfera.
E tudo isso interfere positivamente no aumento da produção da frota, pois com a otimização, gasta-se menos tempo com burocracias, menos dinheiro com manutenção paliativa e ainda aumenta a agilidade com que os serviços são executados. Isso gera clientes mais satisfeitos.
A boa notícia é que manter uma frota sustentável também vai fazê-la economizar financeiramente. O desafio de todo gestor de frota.
Para ajudar nesse processo, criamos um infográfico que te ajudará a reduzir ainda mais seus custos.