Blog

Contribuir com a sustentabilidade pode trazer benefícios para sua frota

Frota 162

14/06/2022

5 minutos

Cuidar da natureza significa cuidar de nós mesmos, melhorando nossa condição de vida. E desenvolver uma frota sustentável contribui bastante para o meio ambiente. Porém, existem outros benefícios que adotar as boas práticas de sustentabilidade pode trazer: dentre eles está a redução de despesas.

Sim, pois a diminuição da agressão ao meio ambiente significa utilizar os recursos para frota de maneira mais inteligente. Afinal, sustentabilidade significa isso: um modo mais eficiente de aproveitar os recursos naturais sem causar perdas desnecessárias. 

O que isso quer dizer? Que tudo vem das escolhas que fazemos na hora de gerir esses recursos. Portanto, ao adotar novas práticas, as consequências serão mais positivas para o meio ambiente e para sua frota.

Por que adotar sustentabilidade na frota?

De acordo com um levantamento realizado pela Agência Nacional de Energia (AIE) em 2021, o Brasil é o 13º país que mais emite gás carbônico no mundo, resultando em 466 milhões de toneladas de CO2 anualmente. É claro que muito desse montante vem do desmatamento, porém os automóveis também contribuem para isso, visto que utilizam combustível fóssil.

Portanto, uma das maneiras de minimizar esse estrago é reduzir a quantidade de emissões de CO2 na atmosfera. É ideal manter em mente que prejudicá-la afeta o clima de todas as regiões no globo e torna o planeta mais hostil para que a vida continue a se desenvolver nele.

E gerenciar a frota de maneira sustentável pode ajudar nesta redução de CO2 ao simplesmente realizar menos combustão. Essa atividade vem das escolhas mais inteligentes que o gestor pode aplicar na sua frota, o que também contribui para a redução de despesas.

Entenda: otimizar a gestão significa realizar escolhas que gastem menos recursos e que tragam resultados mais eficientes. Esta prática também favorece a natureza.

Dicas para gerir a frota sem agredir a natureza

Agora que ficou claro que adotar a sustentabilidade na sua frota também significa reduzir despesas, confira abaixo 5 dicas para torná-la mais sustentável.

Planeja rotas para melhorar a sustentablidade
  • Planeje suas rotas → A ideia aqui é escolher distâncias menores e locais que se interligam para reduzir o número de viagens que o veículo precisará realizar. Um exemplo disso é a logística de uma distribuidora. Ao observar quais locais de entrega ficam próximos, é possível trilhar uma rota onde o automóvel percorra menos estrada e chegue mais rapidamente aos destinos. 
Treine os condutores com práticas de sustentabilidade
  • Treine seus condutores → Não adianta nada o gestor compreender a necessidade de adotar práticas mais sustentáveis se toda a equipe não estiver envolvida nisso. São os condutores que estão na linha de frente diariamente, portanto, eles são os atores da transformação das práticas de sustentabilidade. A redução na queima de combustível está diretamente ligada às boas práticas na direção.

Manutenções preventivas melhoram a sustentabilidade
  • Programe as manutenções preventivas → Por que isso afeta o meio ambiente? Quando há desgastes em qualquer parte mecânica do automóvel, ele vai exigir mais potência da combustão para conseguir executar a ação, logo, mais emissão de gases poluentes. Portanto, manter as peças em dia faz com que o veículo polua menos, além de evitar acidentes de trânsito e despesas com imprevistos.
Administre os veículos com adoção da sustentabilidade
  • Controle a capacidade do veículo → Do mesmo modo que componentes danificados exigem maior potência da combustão, um automóvel sobrecarregado também vai exigir. E quanto maior for o peso, maior terá que ser a força do motor, o que necessitará de gases mais pesados e, talvez, mais poluentes e mais caros.
Adote tecnologias a favor da sustentabilidade
  • Adote tecnologias a favor da frota → Existem vários avanços tecnológicos atualmente capazes de monitorar se a frota está cumprindo os trâmites pré-estabelecidos para ela. Exemplo: acompanhar a direção de um condutor permite que o gestor tenha segurança que as rotas e as boas práticas no trânsito estão sendo respeitadas. Há também outros fatores que influenciam indiretamente na sustentabilidade. As multas de trânsito indicam a necessidade de boa condução, o que só favorece o meio ambiente. 

Adotar essas dicas na sua frota trará não apenas uma real contribuição para a natureza, mas também resultará em uma boa redução nas despesas.

Vantagens de manter uma frota sustentável

Obviamente, a primeira vantagem é a redução na emissão de CO2 na atmosfera, minimizando assim os efeitos climáticos desregulados. Entretanto, há outros benefícios que aplicar sustentabilidade à frota pode trazer.

Ao manter um bom calendário de manutenção, você garantirá uma maior vida útil dos veículos, permitindo que haja menos desgaste de pneus e outros componentes. Isso evitará gastos inesperados que podem ser até mais caros que os cuidados preventivos.

Estes cuidados também vão impactar na redução de acidentes. Além de diminuírem a taxa de mortalidade, há também a não necessidade de dispensar valores para cuidar dos acidentados e para reparos nos veículos.

Outro fator positivo é a redução da combustão, o que exigirá menos recompra de combustível, ou seja, menos valor investido e menos gases poluentes sendo emitidos na atmosfera.  

E tudo isso interfere positivamente no aumento da produção da frota, pois com a otimização, gasta-se menos tempo com burocracias, menos dinheiro com manutenção paliativa e ainda aumenta a agilidade com que os serviços são executados. Isso gera clientes mais satisfeitos.

A boa notícia é que manter uma frota sustentável também vai fazê-la economizar financeiramente. O desafio de todo gestor de frota.

Para ajudar nesse processo, criamos um infográfico que te ajudará a reduzir ainda mais seus custos.

Diminua as despesas com ações de sustentabilidade
  • Compartilhar:

Comentários

Assine a nossa
newsletter

    © 2022 Frota 162 - Todos os direitos reservados.