Blog

CRLV: Saiba como evitar problemas e multas!

Frota 162

13/06/2023

3 minutos

Sabemos que enfrentar problemas por não portar o CRLV sempre e regularizado é algo que todos desejamos evitar, não é mesmo? Ninguém quer correr o risco de ser parado em uma blitz, ter que pagar multas ou até mesmo a apreensão do veículo. Pensando nisso, no blog de hoje, vamos te mostrar como evitar essas situações. Então fiquem ligados e acompanhem todas as dicas!

O que é o CRLV e pra que serve?

O CRLV é um documento que é obrigatório o manuseio, ou seja, é necessário que os condutores estejam sempre com ele em mãos e em dia. O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), é um certificado que garante que a situação do veículo está dentro dos conformes. Lembrando que hoje em dia esse documento existe digitalmente também.

Como emitir o CRLV?

Você tem como emitir o seu CRLV presencialmente ou online, sendo necessário sempre tê-lo em mão, é obrigatória a emissão desse documento. Para emitir o CRLV de seu veículo, basta marcar um horário no Detran de seu município ou acessar https://www.detran.UF.gov.br/, de modo que UF significa Unidade Federativa, exemplo: SP.

Preciso renovar meu CRLV?

Sim, é necessária uma renovação do CRLV, sua validade é de um ano, por isso é importante que você sempre se lembre de quando deve pagar esse certificado, pois, caso se esqueça e não seja emitido, você pode perder o seu veículo e ter que dispensar de uma bela quantia de dinheiro para retirar o mesmo do pátio.

O que acontece se eu não pagar ou atrasar?

Caso você não pague ou acabe atrasando o pagamento, vale ressaltar que é de extrema importância que esse documento esteja pago e em dia. A multa por licenciamento atrasado é considerada uma infração gravíssima, sendo assim, circular com o veículo com o CRLV vencido é proibido e o motorista pode ser multado no valor de R$ 293,47 e receber 7 pontos na CNH, que corre o risco de ser suspensa ou, na pior das hipóteses, ter o veículo apreendido.

Como ter um melhor processo?

É sempre importante ter esse documento em mãos, a fim de evitar muitos outros problemas, sendo é assim, atualmente há duas formas que te permitem ter esses documentos em mãos, sendo elas:

  1. Imprimir e dar a seus condutores: Isso é possível que aconteça, mas gera um baita trabalho pois há grandes chances de perder o papel, amassar, molhar, etc. Ou seja, há diversas maneiras de gerar mais problemas.
  1. Software para gestão: Um software para gestão acaba sendo o mais adequado para essa situação, pois, há muito menos risco de perder ou danificar esse documento, sendo muito mais fácil ter em mãos a fim de não gerar mais problemas.

Nós aqui da Frota 162, por exemplo, oferecemos esse benefício e vários outros aos nossos assinantes, onde você consegue ter um acesso muito mais rápido a esses documentos essenciais como CRLV, cronotacógrafo, IPVA, etc. Além disso, iremos te notificar sempre que algum desses documentos estiver perto do vencimento, assim você terá menos preocupações e mais facilidade no dia a dia, podendo pagar mais rápido e evitando que seu veículo seja apreendido!

Aproveite e use nossa plataforma completa agora mesmo:

CRLV: Saiba como evitar problemas e multas!
  • Compartilhar:

Comentários

Matérias relacionadas:

img post
23 de fevereiro de 2024

É Seguro Fazer a Vulcanização de Pneus? Saiba Como Funciona

Leia a matéria

img post
13 de fevereiro de 2024

Restrição veicular: como funciona, tipos e como resolver

Leia a matéria

img post
30 de janeiro de 2024

Os 3 pilares da disponibilidade de frotas

Leia a matéria

Assine a nossa
newsletter

    © 2022 Frota 162 - Todos os direitos reservados.