Blog

Gestão de multas para frotas: o que é, e como melhorar a eficiência!

Frota 162

27/06/2023

16 minutos

É complicado a cada dia que passa levar mais e mais multas e ter cada vez mais gastos, não é? Foi pensando nisso que, de um tempo pra cá, surgiu um conceito conhecido como gestão de multas, o que acaba ajudando demais as empresas que gerem mais de um veículo e lida com vários motoristas.

Nesse sentido, não importa qual seja o tamanho do negócio, seja ele pequeno ou grande, é necessária uma boa gestão de multas. As empresas têm que lidar com multas de trânsito a todos os momentos, não importa qual seja o tipo de multa que essa empresa esteja recebendo, seja ela administrativa (multas por peso, transporte incorreto, etc.) ou uma infração de trânsito comum, elas sempre têm a responsabilidade de lidar com isso. 

Dessa forma, hoje vamos falar sobre esse assunto, abordando e te explicando cada tópico necessário para que haja uma boa gestão de multas, como:

  • O que é gestão de multas?
  • O que é uma Infração administrativa?
  • Como fazer uma boa gestão de multas?
  • Quais os benefícios de fazer a gestão de multas?
  • Quais as multas mais comuns em veículos de empresa?
  • A gestão de multas é indicada para empresas com veículos leves?
  • Multa NIC – O maior problema dos gestores.
  • Como diminuir gastos com multas de trânsito?
  • O segredo para uma boa gestão de multas
  • Vantagens em ter uma plataforma de Gestão de Multas
  • Frota 162 – Faça essa Gestão de Multas de forma automática
  • Dúvidas Frequentes

Então é só rolar a página e ficar por dentro dessa nova facilidade!

O que é gestão de multas?

A gestão de multas veio para substituir o processo original que, na realidade, pode te trazer muitos problemas como: atraso dos correios, juros, multas adicionais, etc. Com isso, as empresas viram a necessidade de gerir as infrações para evitar esses gastos com infrações, pois, mesmo que gerir as multas tenha um custo, a economia que as empresas acabam tendo é muito maior. Foi por isso que muitas empresas já optaram por adquirir esse tipo de modelo.

A princípio, consiste em centralizar e organizar todos os dados de todas as multas e notificações em um só lugar trazendo mais eficiência para todo o processo. 

Em outras palavras, a gestão de multas gere qualquer tipo de infração que uma empresa pode tomar, desde as administrativas (ANTT) até as mais comuns, como excesso de velocidade. 

Portanto, é bom que você tenha acesso a esse tipo de informação mais rápido para que possa tomar a melhor decisão com isso. Ter esses dados antecipadamente é importante para conseguir descontos e evitar maiores problemas.

Vale também deixar claro que, além da economia financeira que a sua empresa acaba tendo, fazer uma gestão de multas da maneira correta pode te economizar muito tempo.

O que diz a lei sobre multas em carros corporativos?

A lei de trânsito brasileira estabelece que o proprietário do veículo é o responsável pelo pagamento das multas aplicadas à sua frota. 

No entanto, em algumas situações a multa pode ser transferida para o condutor, como é o caso de toda e qualquer multa que o motorista de sua empresa sofra, exceto as multas administrativas. Isso ocorre quando a infração é considerada gravíssima, como dirigir sob efeito de álcool ou drogas, ou ainda, ultrapassar o limite de velocidade em mais de 50% da máxima permitida na via.

Vale ressaltar que, após isso, também é importante indicar esses condutores a tempo pois, a partir do momento que você tem um carro cadastrado em seu CNPJ, a legislação já entende que outra pessoa está dirigindo e exige uma indicação de condutor. 

Caso essa indicação não seja feita corretamente e no prazo indicado, você  corre o risco de tomar multa chamada NIC (não indicou condutor), o que vai aumentar ainda mais os seus gastos.

De acordo com o artigo 281° do Código de Trânsito Brasileiro “o condutor que praticar infrações graves e gravíssimas responde pessoalmente pelos danos causados ao patrimônio público ou a terceiros, incluindo o pagamento de multas”

Ou seja, caso um condutor seu tome alguma multa, você pode cobrar as multas do mesmo livremente.

O que é uma Infração administrativa?

De acordo com o site Jusbrasil, O artigo 18 da Lei 13.103/2015 (Lei do Motorista) determina que “o embarcador indenizará o transportador por todos os prejuízos decorrentes de infração por transporte de carga com excesso de peso em desacordo com a nota fiscal, inclusive as despesas com transbordo de carga”.

Isso significa que, uma infração administrativa é o tipo de infração que não há responsabilidade do condutor. Quando há uma multa administrativa, ela vai direto para o CNPJ da empresa responsável pelo transporte da carga. 

Esse tipo de infração geralmente se trata de infrações da ANTT, como por exemplo: multa por excesso de peso nos caminhões.

Como fazer gestão de multas?

A gestão de multas, como dito acima, consiste em adquirir os dados e trabalhar em função deles. Entendido isso, o primeiro passo que você deve dar para fazer uma gestão de multas é adquirir os dados.

Feito isso, dependendo do porte da sua empresa, você terá vários dados. Agora cabe a você organizar todos eles em uma planilha do Excel, por exemplo, a fim de ficar mais fácil para você analisar esses dados um a um.

A última parte é a análise desses dados, onde você conseguirá alinhar toda a questão de multas e tomar melhores decisões em relação a isso. A maioria das empresas que aderem a esse tipo de gestão, acabam economizando logo no primeiro mês.

Quais os benefícios de fazer essa gestão de multas?

Levando em base tudo o que já foi dito acima, a gestão de multas pode ainda trazer mais benefícios. De acordo com empresas que aderiram a essa gestão, os benefícios primários que elas tiveram, ou seja, logo no primeiro mês, foram:

Economia de custos

Podemos dizer que esse é um dos principais benefícios da gestão de multas. Economizar nos custos é automaticamente interligado a essa gestão, pois ela vai te permitir ter ainda mais controle do que está acontecendo na sua frota.

Sabendo com clareza o que está acontecendo, você consegue ter uma visão maior disso e saber quais tipos de multas os condutores estão tomando. Sabendo disso, você pode fazer diversas campanhas dentro da sua empresa como a Gamificação de Condutores, caso queira saber mais sobre esse método, basta clicar no link.

Mais segurança

Bom, após tudo o que conversamos acima, você já deve imaginar o porquê isso te traz mais segurança. Mas, deixando esclarecido, fazer a gestão de multas irá trazer mais segurança para a sua equipe e para a sua carga em transporte.

Isso te traz mais segurança pois você consegue identificar o tipo de infração que os seus condutores ou você, no caso de infrações administrativas, está tomando. Com essas informações é possível começar a fazer campanhas, como a que eu disse no tópico anterior.

Além de utilizar essa técnica, você poderá repetir os treinamentos de equipe e conscientizá-los de seus próprios erros ou falta de atenção, com isso, você pode melhorar ainda mais a eficiência da sua equipe.

Aumenta a confiabilidade da sua empresa

Sim, isso também influencia diretamente na confiabilidade de sua empresa, mas como isso?

As empresas que vão contratar uma transportadora estão cada vez mais atentas a isso atualmente pois, com a gestão de multas, você consegue fazer também a gestão de seus condutores, sabendo exatamente a situação da CNH dos mesmos.

As empresas estão cada vez mais atentas a isso pois, caso a CNH de seu motorista tenha algum problema, a empresa que contratou a sua transportadora pode perder toda a sua carga, por isso você gera mais confiabilidade.

Quando os seus clientes olham e percebem que a sua empresa tem todos esses cuidados, você gera mais confiança a eles, podendo te levar até a mais negócios, aumentando os lucros de sua empresa.

Quais as multas mais comuns em veículos de empresas

Antes de tudo, é importante que você saiba que a gestão de multas é para qualquer empresa que trabalhe com veículos, seja uma locadora, transportadora, frotas de ônibus, etc. Vale lembrar que também não importa o porte da empresa, isso vai ajudar a qualquer um.

Sendo assim, as multas vão variar de acordo com o tipo de veículo, mas, para veículos leves, pode ir para o próximo tópico que eu vou explicar a melhor forma.

Bem, as multas mais comuns para qualquer tipo de empresa é sem dúvida a multa por excesso de velocidade. Infelizmente, pelo fato de muitas empresas acabarem tendo um prazo muito curto para a entrega das mercadorias e os motoristas, consequentemente, ganhando por entrega, isso acaba fazendo com que os motoristas ultrapassem limites de velocidade a fim de ganhar mais tempo e mais dinheiro.

Isso pode gerar o efeito contrário pois, vale ressaltar aqui que, toda e qualquer multa que seja responsabilidade do motorista, o valor pode ser descontado de seu pagamento.

A gestão de multas é indicada para empresas com veículos leves?

Como foi dito anteriormente, sim. A gestão de multas serve para diferentes tipos de empresa.

Apesar de muitas empresas de transporte de cargas terem uma pequena frota de veículos leves, é claro que a maioria das empresas que envolvem esse tipo de veículo são locadoras. 

É importante que uma locadora de veículos tenha a gestão de multas desde o início da empresa, isso é necessário pelo seguinte motivo:

A pessoa que aluga o carro com você hoje, pode não alugar nunca mais!

Sim, isso pode acontecer. Pensando nisso, é importante que as pessoas que cuidam de multas em uma locadora tenham acesso o mais rápido possível a essas multas para poderem cobrá-las dos motoristas que alugaram o carro e fazer a indicação de condutor, evitando a multa NIC.

Multa NIC – O maior problema dos gestores

Sim, a multa NIC é o maior problema dos gestores quando se trata de gerir as multas.

A multa NIC é muito simples de entender, funciona da seguinte forma: vamos supor que você tem um motorista que toma uma multa de R$ 100,00 (cem reais) em um carro que está cadastrado no seu CNPJ, você tem o direito de indicar esse condutor como o responsável por aquela multa.

A multa NIC, nada mais se trata de uma multa que você toma por não indicar o condutor para a multa, onde aquela multa original que era R$ 100,00 tem o seu valor dobrado e passa a custar R$ 200,00 (duzentos reais).
Nós já escrevemos um texto completo e bem explicado sobre multa NIC aqui no nosso blog, caso você queira ver e saber como evitar esse tipo de multa basta clicar aqui.

Como diminuir gastos com multas de trânsito?

O primeiro passo para diminuir as multas de trânsito e, consequentemente, reduzir os gastos de sua empresa é simplesmente começar com a gestão de multas. Começando com esse tipo de gestão, você consegue ter as informações necessárias sobre o tipo de multa que seus motoristas estão tomando e agir de forma mais assertiva. 

Abaixo, irei listar algumas coisas que você pode fazer para diminuir os seus gastos com multas de trânsito:

Conhecer e respeitar as leis

É preciso que você sempre esteja educando os seus motoristas sobre as leis de trânsito e se certificar de que eles estão seguindo de forma correta. Isso inclui estacionamento, sinalização, limite de velocidade, entre outras regulamentações.

Estar atento aos sinais de trânsito

É importante prestar atenção em sinais e semáforos e respeitá-los. Ignorar esses sinais pode acabar resultando em gatos indesejados.

Manter-se atualizado com a documentação do veículo e do motorista

É necessário verificar regularmente se a documentação do veículo, como licenciamento e seguro, estão em dia. Dirigir com os documentos vencidos pode resultar em multas. Também é necessário ter o conhecimento da situação da CNH de seus motoristas, pois as perdas podem ser muito maiores do que o custo de uma multa. Atualmente existem plataformas que te ajudam a acompanhar isso automaticamente.

Evitar o uso de celulares ao dirigir

Apesar de esse tipo de infração ser conhecida, há muitas pessoas que ainda fazem isso. O uso desses dispositivos no volante é perigoso, podendo causar acidentes ou mortes e também pode levar à multas. Mantenha o foco e evite distrações.

Invista em educação e conscientização

Indicar para que os seus condutores participem de cursos de direção defensiva e programas de conscientização sobre segurança no trânsito é uma boa prática. Essas iniciativas podem aprimorar suas habilidades de direção e aumentar a consciência dos mesmos sobre as leis e regulamentações de trânsito, diminuindo assim a probabilidade de cometer infrações.

Lembrando que seguir as regras de trânsito é crucial para aqueles que querem evitar acidentes, multas ou até situações mais sérias.

O segredo para uma boa gestão de multas

Você já deve imaginar que tudo isso, apesar de ser bom, pode ser um pouco difícil. Porém, o gestor de frota tem cada vez mais custos. Os preços estão aumentando cada vez mais e está ficando mais difícil gerir as frotas.

Outro grande problema é fazer esse processo manualmente, coletar dados, organizar e analisar pode não ser nada fácil. Principalmente quando chega a hora de pagar essas multas e os gestores têm que entrar em diversos sites, de vários órgãos diferentes para pagar essas multas.

Isso tudo pode ser um processo árduo e demorado e, mesmo assim, acabam dependendo dos correios para a entrega dessas multas. Como devem imaginar, infelizmente os correios acabam atrasando a entrega dessas multas, onde você, além de perder descontos, acaba pagando juros em cima dessas multas. Com sorte, você não acaba levando uma multa NIC (não indicou condutor), onde pode dobrar o valor dessas multas.

A melhor forma de você conseguir gerir essas multas é com uma plataforma que faça tudo isso de forma automática para você.

Vantagens em ter uma plataforma de Gestão de Multas

Como dito acima, a gestão de multas, quando feita manualmente, é um processo árduo e difícil. Por esse motivo, algumas pessoas acabam desistindo de fazerem essa gestão. Fazendo isso manualmente, não vai te garantir descontos e vai só te dar mais trabalho.

Isso porque você ainda tem que depender dos correios e, com isso, há muitos problemas como: 

Atrasos na entrega da multa: como dito anteriormente, os correios demoram para fazer essa entrega e, quando entregam em dia, ainda é um prazo muito curto para que você possa fazer tudo o que é preciso.

É por isso que o adequado é que todo esse processo seja feito automaticamente, pois isso vai te fazer economizar tempo e dinheiro.

Frota 162 – Faça a Gestão de Multas de forma automatizada

Você com certeza já percebeu a importância de fazer esse processo de forma automática, não é?

É justamente isso que fazemos aqui, na nossa plataforma você terá diversos benefícios, e fazemos esse processo por completo. Lembra os passos citados anteriormente, que você primeiro precisa reunir, coletar e analisar?

Isso é o que fazemos, ou seja, a nossa plataforma traz automaticamente para dentro dela todas as infrações sofridas por sua frota em TODOS os estados brasileiros. Sim, isso mesmo, nós cobrimos mais de 5 mil órgãos por todo o Brasil e trazemos isso da melhor forma pra você.

Além disso, após trazermos esses dados, organizamos tudo dentro da plataforma, onde você poderá acompanhar com facilidade os tipos de infrações, os condutores que a sofreram, o dia, horário e muito mais!

Isso tudo muito antes de chegar a cartinha do correio, trazemos esses dados automaticamente a cada 1 semana pra dentro de nossa plataforma.

Conosco, você também terá acesso à relatórios precisos para te ajudar ainda mais nessa gestão e o privilégio de pagar antecipadamente, podendo ter uma economia de até 40% nos gastos com multas e condutores, além de poder pagar com poucos cliques!

Ainda não acabaram os benefícios, nós aqui da Frota 162 oferecemos aos nossos clientes dentro de uma plataforma exclusiva onde nossos clientes tem vários outros benefícios como:

  • Desconto garantido de 20% pagando as multas antes do vencimento;
  • Facilidade na indicação de condutor, evitando mais gastos;
  • Acompanhamento da situação da CNH do motorista;
  • Relatórios precisos para te ajudar a gerir sua frota;
  • Pagar TODAS as multas em poucos cliques;
  • E muito mais!

Aproveite e clique abaixo para usar nossa plataforma e usufruir de diversos benefícios!

Gestão de multas para frotas: o que é, e como melhorar a eficiência!

Dúvidas Frequentes

O que é gestão de multas?

A gestão de multas é um método utilizado por gestores de frota ou das pessoas responsáveis por multas, de empresas com veículos para reduzir a quantidade dessas infrações e também para conseguir economizar tempo e dinheiro com as multas.

Qual a importância de controlar as multas da frota?

Controlar as multas da frota é essencial para reduzir custos, orientar melhor os motoristas sobre a utilização dos veículos e sobre direção segura, evitar pagamentos desnecessários e poder economizar dinheiro com isso, além de poder criar formas de prevenir essas multas e, consequentemente, aumentar a segurança da sua equipe.

Como fazer uma planilha de multas de trânsito?

Para criar uma planilha de multas de trânsito, você deve inserir manualmente os dados de suas multas de trânsito em um programa de planilha eletrônica, como o Excel.

O que significa que, apesar de ajudar na organização da empresa, essa não é uma solução tão completa quanto um software de gestão de frotas. Além disso, pode ser considerada atrasada pois, os principais benefícios que seriam desconto e economia de tempo, não seria possível com esse método.

A planilha de gestão de multas é uma solução eficiente?

Não. A planilha é muito limitada quando comparada à plataformas especializadas nisso. Essas plataformas vão centralizar todas as informações em um único lugar, de fácil acesso a todos os envolvidos na gestão da sua empresa.

Este tipo de tecnologia irá otimizar o seu trabalho e ajudar você a não perder os prazos para o pagamento das multas ou pedidos de recurso. Garantindo mais tempo e uma economia de até 40%

Você também pode gostar:

CRLV: Saiba como evitar problemas e multas

Tecnologia na gestão de frotas: saiba como isso pode te ajudar

Transporte de cargas: melhore a eficiência do seu transporte

O que é multa renainf e como quitá-la

Controle de multas: baixe aqui a sua planilha gratuita

Saiba quais são os tipos de infração de trânsito e quais podem suspender a CNH

  • Compartilhar:

Comentários

Matérias relacionadas:

img post
30 de junho de 2023

Dia do caminhoneiro: porque é comemorado em 3 datas diferentes?

Leia a matéria

img post

Gestão de multas para frotas: o que é, e como melhorar a eficiência!

Leia a matéria

img post
12 de setembro de 2022

Atraso dos Correios na pandemia não afetou os clientes da Frota 162

Leia a matéria

Assine a nossa
newsletter

    © 2022 Frota 162 - Todos os direitos reservados.