Blog

Gestão de frota: acesso aos órgãos de trânsito, planilha de controle de multas ou sistemas informatizados? Qual usar?

Frota 162

25/08/2022

4 minutos

Existem diferentes maneiras de realizar a gestão de frota, sobretudo no que diz respeito às infrações. Ela pode acontecer por meio do acesso direto aos sites dos órgãos de trânsito, por meio de uma planilha de controle de multas ou pela utilização de um sistema unificado para gerenciá-las.

A gestão de frota envolve controle de multas, de pontos da CNH dos condutores, de veículos, de combustíveis, de impostos e de muitas outras situações. Dependendo da forma que o gestor utiliza para avaliar essas questões, gasta-se mais ou menos tempo e dinheiro.

Aqui neste artigo, você vai conferir as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Acessar site por site dos órgãos de trânsito

A maneira mais conhecida — e que com certeza você já fez algum dia — é entrar no site de cada órgão emissor de multas referente a cada estado. 

Acessar um site e realizar uma consulta parece ser uma atividade bastante simples, mas quando consideramos os diferentes órgãos de trânsito separados pelos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, o processo começa a complicar. Isso fica ainda mais burocrático quando se observa o volume de uma frota, afinal é preciso conferir todas as placas e CNHs que a constituem.

Agora imagina se em cada placa houver mais de uma multa? E ainda se for necessário contestar alguma delas ou esperar para ver se ela foi cancelada? Imagina administrar cada infração individualmente considerando o volume da frota?

Sem dúvida, retomar o acesso para cada uma das placas — nas diferentes origens da qual elas vêm — se torna um processo mais que burocrático, torna-se inviável.

É por isso que muitos gestores tendem a armazenar estas informações, seja em blocos de anotação, em planilhas genéricas ou em planilhas de controle de multas.

Planilha de controle de multas

Estas planilhas diferem-se das comuns simplesmente porque são desenvolvidas especificamente para atender às necessidades da frota. Ao passo que as comuns servem apenas ao propósito de armazenar organizadamente os dados oriundos dos órgãos de trânsito.

A planilha de controle de multas vem com colunas específicas otimizadas para que o gestor mantenha as principais informações acerca das infrações, excluindo as demais que só poluem o documento. Assim ela tende a facilitar o processo de gestão das mesmas.

Além disso, esta planilha ainda vem com complementos para facilitar a comparação das despesas entre os meses e o encontro de pontos em que os gestores precisam concentrar atenção — até mesmo para avaliar novas estratégias. Algumas até vêm com gráficos.

Apesar da facilidade que a planilha de controle de multas traz para o gerenciamento das infrações, ainda assim gasta-se um tempo considerável preenchendo-a com as informações; tempo que poderia ser utilizado no aprimoramento da frota e de seus serviços, como as campanhas de trânsito preventivas e outras formas que resultam tanto em economia financeira quanto em maior segurança na sociedade.

É por esse motivo que algumas empresas têm se empenhado em criar ferramentas informatizadas focadas no gerenciamento de frota.

Sistema informatizado para gestão de frota

Os sistemas informatizados fazem tudo que uma planilha de controle de multas faz e muito mais. 

É claro que sua principal vantagem é a centralização de todos os dados sobre as multas e os condutores em uma única plataforma — o que significa que o gestor não vai mais precisar entrar em site por site dos órgãos pertinentes a cada estado. Ao apenas cadastrar a placa ou CNH no sistema, todas as informações relacionadas a ela são atualizadas automaticamente.

Na plataforma da Frota 162, possuímos integração com 5568 órgãos de trânsito espalhados por todo o território nacional. Lá, você também realiza a consulta de multas canceladas e da situação das infrações, além de quitá-las antecipadamente para economizar até 40% nas despesas

Também é possível gerenciar licenças de tráfego, isenções, impostos etc, bem como desenvolver campanhas assertivas com base nos dados de seus condutores, promovendo boas práticas no trânsito, o que vai salvar mais vidas e ainda diminuir suas despesas.

Agora que você conhece a diferença entre acessar os sites dos órgãos de trânsito, utilizar a planilha de controle de multas e adotar um sistema informatizado, é possível destacar que a nossa plataforma pode desbloquear até 80% do seu tempo na gestão de frota. E como dizem por aí, tempo é dinheiro.

Pode ser que você ainda esteja cético quanto à economia de tempo e de dinheiro que o sistema informatizado pode trazer para sua frota. Se este for o caso, nós te trouxemos uma surpresa: um teste gratuito!

Aqui na Frota 162 você poderá testar a nossa plataforma gratuitamente.

Saiba como fazer o teste gratuito da Frota 162
  • Compartilhar:

Comentários

Matérias relacionadas:

img post
22 de novembro de 2023

O que é IPVA? Pra que serve, valores e como pagar {2024}

Leia a matéria

img post
19 de outubro de 2023

O que é Arla 32? Qual sua importância e para que serve?

Leia a matéria

img post
16 de agosto de 2023

Falta de diesel no Brasil: Qual o motivo? [2023]

Leia a matéria

Assine a nossa
newsletter

    © 2022 Frota 162 - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por

    Layer UP