Durante o congresso da AIAFA Brasil de Gestores de Frotas e de Mobilidade, os headers das frotas que participaram do evento discursaram sobre a prática sustentável que vêm adotando.
Ao longo desse artigo, você vai conferir as práticas comuns às frotas que participaram do AIAFA.
Dentre as frotas que participaram do congresso, como a Vivo, a ALD Automotive e a Frota 162, houve o apontamento de algumas iniciativas que compõem a prática sustentável para a diminuição da degradação do meio ambiente.
Dentre as mais citadas, destacaram-se:
Cada empresa de frota contribuiu com suas estratégias, o que evidenciou como pensar em prática sustentável é favorável tanto para o meio ambiente quanto para frota, que acaba economizando.
A pandemia atrasou o plano de desenvolvimento das montadoras de carros mais eficientes e isso aumentou a quantidade de automóveis poluentes, o que agravou a situação das pessoas que enfrentavam doenças respiratórias.
Observando esse cenário, as empresas de frota intensificaram a prática sustentável de combater as mudanças climáticas, aliando-se à missão de neutralidade de carbono até o ano de 2030. Afinal, as emissões de carbono agravam os sintomas da Covid-19.
A missão, na verdade, compreende muito mais que isso. A ideia é reduzir a degradação ambiental, além de mobilizar e engajar fornecedores e colaboradores para a sustentabilidade.
Esse objetivo só está sendo cumprido graças à prática sustentável das companhias. Uma delas foi o Carbon Free adotado pela ALD Automotive, que proporcionou compensação de CO2 em mais de 15 mil toneladas ao plantar 110 mil mudas de árvores.
Já o Cartão Mobilidade, junto do compartilhamento de veículos, incentivou o uso do etanol e da eletricidade para evitar a emissão de poluentes na atmosfera.
Inclusive, meios de transporte como patinetes e bicicletas elétricas ajudaram a economizar com os gastos ao dispensar o uso dos carros que, como estavam parados, além de não emitirem CO2, ainda não geraram despesas com manutenções extras e consumo de combustível.
As frotas sustentáveis já vêm cumprindo com maestria a prática sustentável ao qual se têm proposto, e isso contribuiu para a redução de despesas, desbloqueando o caixa para otimizar ainda mais sua frota.
Como mostrado nos parágrafos anteriores, as iniciativas verdes da empresa fizeram com que o volume de veículos diminuísse nas vias, o que acarretou em menos acidentes, menos gastos com combustível, menos manutenções etc.
Essa redução na atividade impactou diretamente no valor destinado a esses elementos, que puderam ser realocados para otimização da frota, aumentando a eficiência do serviço e fidelizando os clientes.
Entretanto, existem outras práticas que também podem contribuir com a sociedade e com a economia financeira. Uma delas é organizar as multas infringidas aos veículos da frota.
Para te ajudar nisso, a Frota 162 preparou uma planilha inteligente focada na gestão das suas infrações para uma forma mais eficiente.
E o melhor de tudo: ela é gratuita!