Blog

Transporte de Cargas: melhore a eficiência do seu transporte

Frota 162

30/05/2023

3 minutos

Sabemos que o transporte de carga é algo de extrema importância para o funcionamento da economia global, seja no transporte de alimentos, produtos para abastecimento de indústrias ou até mesmo na entrega da Amazon. Ou seja, é muito importante que as empresas tomem medidas para assegurar a integridade das mercadorias e a eficiência do transporte, pensando nisso, resolvi trazer:

5 dicas para ter mais cuidado no transporte de carga

Escolha de rotas seguras

Sem dúvidas, uma das principais preocupações no transporte de cargas é a qualidade das estradas, sendo assim, é importante sempre conferir a rota e ter consciência de como é a via e como é a infraestrutura de coisas que pode encontrar no caminho, como pontes e túneis. 

Tráfego intenso, áreas de risco, e outros fatores podem ser um problema na hora do transporte, ou seja, optar por rotas mais seguras reduz chances de acidentes e de roubos, além de uma entrega mais eficiente

Investimento em bons motoristas

Os motoristas são fundamentais para a segurança no transporte de cargas. São eles os responsáveis por conduzir o veículo e cumprir prazos estabelecidos. Investir na contratação de bons profissionais, mesmo que acabe sendo um pouco mais caro, é importante para garantir que as mercadorias cheguem ao destino sem problemas.

Também é importante que haja o acompanhamento da CNH dos motoristas, nós aqui da Frota 162 fazemos isso automaticamente para você, onde, além de não correr o risco de perder a sua carga por ilegalidade no transporte.

Manutenção preventiva

Fazer a manutenção adequada dos veículos é de extrema importância para evitar falhas mecânicas durante o transporte de cargas. Realizar inspeções regulares, troca de óleo, verificação dos pneus e dos sistemas de freio, são as medidas preventivas mais importantes a serem tomadas, afinal, a maioria dos acidentes envolvendo caminhões na estrada são por falha no freio.

A manutenção preventiva reduz o risco de acidentes, melhora a vida útil dos veículos e garante que o transporte seja feito com segurança e pontualidade.

Respeitar o limite de peso

Além de ser perigosa, o excesso de carga é também uma prática ilegal. Cada veículo tem um limite de peso já estabelecido, onde leva em consideração características técnicas dos veículos e vias, exceder o limite compromete a estabilidade do veículo, onde afeta diretamente os pneus e freios, além de causar danos às estradas.

Como vimos acima, é muito importante cuidar da integridade do veículo para transporte, pois isso é fundamental para a segurança de todos e para a infraestrutura da via

Sistema de monitoramento de multas e condutores

Por fim, é importante adotar um sistema de monitoramento que permita o controle das multas de trânsito e o desempenho dos condutores, contribuindo para a conscientização dos motoristas e evitar futuras penalizações. Usar um sistema como o da Frota 162, por exemplo, além de te ajudar a economizar, te ajuda a ter o total controle das suas multas e condutores.

O nosso sistema permite um pagamento de multas com poucos cliques e facilita a indicação de condutores, onde irá também ajudar a fazer a Gamificação da equipe, corrigindo condutas inadequadas no volante.

Aproveite esse e muitos outros benefícios de ser Frota 162 agora mesmo!

Transporte de Cargas: melhore a eficiência do seu transporte
  • Compartilhar:

Comentários

Matérias relacionadas:

img post
23 de fevereiro de 2024

É Seguro Fazer a Vulcanização de Pneus? Saiba Como Funciona

Leia a matéria

img post
13 de fevereiro de 2024

Restrição veicular: como funciona, tipos e como resolver

Leia a matéria

img post
30 de janeiro de 2024

Os 3 pilares da disponibilidade de frotas

Leia a matéria

Assine a nossa
newsletter

    © 2022 Frota 162 - Todos os direitos reservados.