Blog

Tecnologia na gestão de frota: saiba como isso pode te ajudar!

Frota 162

23/05/2023

4 minutos

Quem é gestor de frota sabe que o transporte de cargas necessita de muito mais do que assinar papéis, colocar carga em caminhão, tirar, etc. Pensando em todas as dificuldades que um gestor de frota pode ter no dia a dia, decidimos trazer meios e tecnologias para que o processo fique mais simples!

Como a tecnologia pode ajudar no transporte de carga?

Sabemos que a tecnologia vem mudando o mundo e não seria diferente no mundo da gestão de frotas. Atualmente há várias tecnologias que facilitam e muito o dia a dia, ajudando o gestor de frota a economizar cada vez mais tempo e dinheiro. Vamos listar algumas das muitas tecnologias que existem para te ajudar:

Sistemas de monitoramento e rastreio

Apesar de ser algo que, atualmente, pode ser uma coisa comum, é um dos principais meios para que você consiga agilizar todos os processos de sua empresa, usar sistemas de monitoramento e rastreio pode te trazer benefícios como:

  • Reduzir erros e atrasos
  • Organizar estoque
  • Monitorar informações
  • Economizar tempo
  • Melhorar a experiência do cliente

Todas essas coisas são essenciais pois, em momentos em que é preciso tomar alguma decisão, é importante que haja agilidade e clareza para não acabar gerando mais problemas.

Identificador por radiofrequência

A identificação por radiofrequência (RFID – Radio Frequency Identification), é quando um chip é fixado em cada produto para que você possa ter o total controle sobre ele. É uma tecnologia inovadora que realmente ajuda na gestão de qualquer frota. Te ajuda também a acompanhar todo tipo de manipulação e alteração nos itens, que pode ser identificado por esse chip e oferece o total rastreamento do item, sendo no estoque ou na estrada, o que ajuda muito em casos de perdas, roubos e extravios, o que trará mais segurança.

Geolocalização

Essa ferramenta, apesar de ser muito parecida com a RFID, citada anteriormente, ela também passa informações precisas sobre os veículos e caminhoneiros. Quando se faz o uso dessa tecnologia e tem um sistema bem estruturado, é possível até mesmo substituir o antigo rádio que os motoristas utilizavam, assim como o desempenho dos transportes em tempo real.

Esse item é importante pois também facilita a tomada de decisões ao gestor, o que ajuda a contribuir para a segurança da carga, o que se torna uma virada de chave para quem quer agregar valor aos serviços oferecidos.

Comunicação com redes sociais

Sabemos que a cada dia que passa muito mais pessoas acessam as redes sociais, onde atualmente redes sociais como o Instagram tem um alcance enorme, com 99 milhões de usuários apenas no Brasil.

Isso significa que é um grande portal para você expor a sua empresa, mostrar novidades, fazendo com que sua empresa tenha mais visibilidade e pode ser um novo portal de negócios. Até mesmo outros aplicativos como o WhatsApp são muito úteis para você se comunicar com os clientes ou até mesmo a sua equipe de forma muito mais simples.

Assim, gestores conseguem tomar decisões e pensar em alternativas de forma imediata. Uma comunicação eficaz é um elemento chave para uma boa logística.

Softwares

Já falamos muito da importância que a tecnologia tem na gestão da sua frota, não é mesmo? Mas, não podemos deixar de citar os softwares, sendo o que atualmente mais vai te ajudar por ter opções infinitas.

Softwares podem te dar Dashboards e várias outras coisas que serão muito úteis para a gestão no geral, por exemplo, todos nós sabemos que todas as empresas têm um gasto muito alto com multas e, consequentemente, acaba tendo problemas com a Multa NIC e acompanhar a CNH dos condutores. E sim, há um sistema para te ajudar com isso.

Frota 162

Aqui na frota nós oferecemos uma gestão completa de multas e condutores, que ajuda você pode ter uma economia de até 40% nos gastos com multas. É uma plataforma completa onde você terá todo o controle para ter mais agilidade no seu dia a dia, consegue ver a data da infração, indicar condutores, pagar suas multas com desconto e, melhor ainda, tudo isso de forma antecipada sem ter que depender dos correios.

Atualmente é um software que te oferece diversos benefícios e a possibilidade já economizar muito no primeiro mês, aproveite e cadastre-se para não perder nenhum desses benefícios!

Tecnologia na gestão de frota: saiba como isso pode te ajudar!
  • Compartilhar:

Comentários

Matérias relacionadas:

img post
23 de fevereiro de 2024

É Seguro Fazer a Vulcanização de Pneus? Saiba Como Funciona

Leia a matéria

img post
13 de fevereiro de 2024

Restrição veicular: como funciona, tipos e como resolver

Leia a matéria

img post
30 de janeiro de 2024

Os 3 pilares da disponibilidade de frotas

Leia a matéria

Assine a nossa
newsletter

    © 2022 Frota 162 - Todos os direitos reservados.