Blog

10 dicas para evitar multas e acidentes de trânsito no carnaval

Frota 162

09/02/2024

6 minutos

Uma época que muitos brasileiros adoram e esperam ansiosamente é o carnaval para se reunir com amigos e poder se divertir. Mas, o mais importante, é que dirigir nessa época do ano é algo que requer muita atenção e responsabilidade, então fique por aqui que vamos te dar dicas sobre como evitar multas e acidentes de trânsito no carnaval.

Isso é algo que deve ser levado ainda mais em consideração quando falamos de grandes cidades. Na cidade de São Paulo, por exemplo, as informações são de que terão pelo menos 579 blocos pela cidade, fazendo com que muitas pessoas acabem indo para as ruas festejar.

Por esse motivo, aqui estão 10 dicas para que você possa dirigir com segurança durante o Carnaval:

Evite dirigir sob a influência de álcool ou drogas 

Todos nós sabemos que no carnaval várias pessoas gostam de beber bebidas alcoólicas , principalmente em grandes quantidades e, caso você vá dirigir, você pode estar colocando em risco a sua vida e a vida de outras pessoas.

Se você planeja beber e vai passar o carnaval em grandes cidades, você pode contar com o transporte público, como os metrôs e trens, assim, você consegue ter um feriado mais seguro.

Agora, caso esteja em uma cidade que não possui esse tipo de transporte, você pode designar um motorista ou usar um serviço de transporte alternativo, como carros por aplicativo.

Mantenha a calma no trânsito

O Carnaval pode ser agitado em muitos lugares e muita gente pode ter pressa para chegar onde deseja, podendo até perder a paciência por haverem muitas ruas bloqueadas ou difíceis de trafegar.

Apesar dessas situações, é importante manter a paciência e evitar a agressividade ou pressa ao volante, assim, você consegue evitar que qualquer tipo de acidente possa acontecer.

Use o cinto de segurança

Nessa época do ano é comum ver pessoas sem cinto de segurança, muitas vezes por acharem que são “viagens rápidas”, mas mesmo essas situações podem ocasionar algum tipo de acidente.

Por isso, antes de começar o trajeto, verifique se todos os passageiros estão usando cinto de segurança, independentemente da distância da viagem.

Respeite os limites de velocidade

A pressa para chegar aos lugares podem fazer com que muitas pessoas dirijam acima do limite de velocidade permitido, isso traz risco à vida do mesmo e, pelo motivo de as ruas estarem muito cheias, ameaça diversas outras vidas.

Portanto, preste atenção aos sinais de trânsito e limite sua velocidade de acordo com as condições da estrada.

Evite distrações

Evitar distrações ao dirigir é fundamental para a segurança nas estradas, principalmente em épocas como o Carnaval, quando o tráfego pode ser mais intenso e imprevisível. 

As distrações ao volante podem incluir várias atividades, como usar o celular, comer, beber, ajustar o rádio ou se distrair conversando com passageiros.

O uso do celular é uma das principais distrações ao volante. Mandar mensagens de texto, fazer ligações ou usar aplicativos enquanto dirige pode desviar a atenção do motorista da estrada por vários segundos, aumentando o risco de acidentes. 

Mesmo breves momentos de distração podem ter consequências graves.

Portanto, nessa data ou em qualquer outra ocasião, é crucial que os motoristas evitem distrações e se concentrem totalmente na tarefa de dirigir com segurança para evitar multas e acidentes de trânsito no carnaval.

Descanse o suficiente

Nessa época do ano, muitas pessoas costumam fazer viagens para aproveitar o carnaval em outros lugares ou simplesmente ter um momento de descanso.

Porém, o trânsito, principalmente quando muito intenso, não depende apenas de nós mesmos, precisamos ficar muito atentos nas estradas e em erros de outras pessoas, o que se torna difícil ao dirigir nessas situações cansadas, podendo te deixar desatento e você não conseguir aplicar a direção defensiva, por exemplo.

Por isso, se estiver dirigindo por longas distâncias, faça pausas regulares para descansar e se refrescar.

Esteja atento aos pedestres

O Carnaval acaba levando muitos pedestres para as ruas e isso é uma situação que requer muita atenção para quem está dirigindo, pois qualquer erro pode colocar em risco a vida de outras pessoas.

Portanto, esteja atento às estradas e dê prioridade aos mesmos.

Observe por crianças 

Dependendo do local, essa época do ano pode levar muitas crianças às ruas por conta de recessos escolares, o que faz com que os motoristas devem ficar atentos pois as mesmas podem ficar brincando nas ruas.

Então redobre a atenção ao dirigir em áreas onde elas possam estar presentes.

Evite dirigir à noite, se possível: 

Por motivos citados anteriormente, as pessoas costumam ficar nas ruas e, nessa data, não tem muito horário para ir para casa.

Isso se agrava mais ainda quando acontece de noite  por conta da visibilidade reduzida. Por isso, caso seja possível, evite viagens noturnas.

Mantenha-se informado sobre as condições das estradas

Por último, mas não menos importante, o motorista do veículo deve estar bem informado e saber quais estradas podem estar bloqueadas ou com algum tipo de problema na região que o mesmo vai passar o feriado.

Isso faz com que o motorista possa se precaver e planejar uma rota mais segura antecipadamente, fazendo com que o mesmo possa evitar multas e acidentes de trânsito no carnaval.

Você conhece a Frota 162?

A Frota 162 é uma plataforma especializada na gestão de multas, condutores e documentos, oferecendo uma solução completa para empresas.

Nossa solução proporciona acesso centralizado a todas as infrações em território nacional, permitindo que os gestores de frotas efetuem pagamentos antecipados de todas suas multas, resultando em uma economia de até 40% para as empresas.

Indicada para empresas com frota própria, nossa plataforma não apenas economiza com multas, mas também otimiza os processos burocráticos de forma eficiente. Além disso, fornecemos uma variedade de relatórios e dashboards para melhorar a gestão.

Com a Frota 162, simplificar o pagamento de multas é fácil. Basta alguns cliques para efetuar o pagamento de TODAS as multas da sua frota.

Além desses, a Frota 162 tem diversos benefícios, sendo eles:

  • Garantia de 20% de desconto no pagamento antecipado de multas;
  • Facilidade na identificação de condutores;
  • Todas as informações dos IPVAs de seus veículos;
  • Acompanhamento da situação da CNH dos condutores;
  • Relatórios e dashboards profissionais para aprimorar a gestão;
  • Pagamento rápido e simples de TODAS as multas.

Clique abaixo e se cadastre para começar a economizar hoje mesmo com a Frota 162:

10 dicas para evitar multas e acidentes de trânsito no carnaval
  • Compartilhar:

Comentários

Matérias relacionadas:

img post
9 de fevereiro de 2024

10 dicas para evitar multas e acidentes de trânsito no carnaval

Leia a matéria

img post
5 de fevereiro de 2024

Multa Gravíssima: como evitar a suspensão da CNH?

Leia a matéria

img post
30 de dezembro de 2023

Saiba as infrações de trânsito mais comuns no fim e início do ano

Leia a matéria

Assine a nossa
newsletter

    © 2022 Frota 162 - Todos os direitos reservados.