Blog

Telemetria Veicular: o que é, pra que serve e quais suas vantagens

Frota 162

20/02/2024

15 minutos

A telemetria veicular é uma tecnologia muito importante para a gestão de frotas, pois ela auxilia a coletar informações remotamente dos veículos. 

Dados como velocidade, consumo de combustível, localização e tempos de parada são capturados, fornecendo insights valiosos aos gestores.

Essas informações são cruciais para tomar decisões eficientes na gestão de uma frota, otimizando custos e melhorando as operações. 

Com a telemetria, é possível monitorar o desempenho dos veículos em tempo real, identificar padrões de condução e até mesmo prever necessidades de manutenção.

Com o avanço da tecnologia, os veículos são capazes de gerar uma quantidade impressionante de dados, permitindo análises detalhadas sobre diversos componentes, como freios, pneus e suspensão. 

Além disso, a telemetria veicular oferece uma visão do comportamento dos motoristas, identificando práticas de condução inadequadas, como acelerações bruscas e curvas perigosas. Isso não só aumenta a segurança, mas também contribui para a economia de combustível e a preservação dos veículos.

A telemetria veicular é uma aliada poderosa na gestão de frotas, proporcionando dados precisos e em tempo real que possibilitam a tomada de decisões mais inteligentes. 

Confira esse artigo para que você possa saber como aplicá-la no dia a dia da gestão da sua frota:

Índice

  • O que é telemetria veicular?
  • Como funciona a telemetria veicular?
  • Tipos de sensores de telemetria
  • Onde a telemetria pode ser utilizada?
  • Quais as diferenças entre telemetria e videotelemetria?
  • Qual o objetivo da telemetria veicular?
  • Qual a diferença entre telemetria veicular e rastreamento?
  • Como a telemetria ajuda na gestão de frotas?

O que é Telemetria Veicular?

Telemetria veicular é o processo de coleta, monitoramento e transmissão de dados relacionados ao funcionamento e desempenho de veículos. 

Esses dados podem incluir informações como velocidade, rotação do motor, temperatura do motor, pressão dos pneus, consumo de combustível, saber se o motorista está usando o celular ou distraído enquanto dirige, entre outros parâmetros.

Essas informações são coletadas por meio de sensores ou câmeras instaladas no veículo e são transmitidas para uma central de processamento ou para dispositivos remotos por meio de tecnologias sem fio, como redes celulares ou satélites.

Isso faz com que uma equipe remota consiga ter controle de como está a frota em tempo real e à distância, facilitando muito o dia a dia dos gestores de frotas.

A telemetria veicular é amplamente utilizada em diferentes áreas, incluindo gestão de frotas de veículos comerciais, monitoramento de desempenho, diagnóstico de problemas mecânicos, e até mesmo em sistemas de seguros baseados no comportamento do motorista.

Fazer o uso da telemetria desempenha um papel fundamental na manutenção preventiva, na redução de custos operacionais e na melhoria da segurança e eficiência no transporte.

Como funciona a Telemetria Veicular?

A telemetria funciona através da coleta de dados em tempo real ou periódica de sensores instalados em um objeto, como um veículo, por exemplo.

Após isso, os dados coletados são transmitidos para um local centralizado onde podem ser processados, armazenados e analisados.

Para que você compreenda melhor sobre como funciona o processo de telemetria, seguem os passos com o exemplo da telemetria veicular:

Sensores e Dispositivos de Coleta de Dados: são instalados sensores no objeto que deve ser gerenciado, como um veículo para coletar diversos dados, como velocidade, temperatura, pressão, nível de combustível, entre outros. Esses sensores podem ser dispositivos físicos conectados diretamente ao veículo ou podem fazer parte dos sistemas embarcados do próprio veículo.

Aquisição de Dados: os sensores irão coletar dados em tempo real ou em intervalos específicos, dependendo da configuração do sistema. Esses dados são convertidos em sinais elétricos ou digitais que podem ser processados e transmitidos.

Transmissão de Dados: esse é um processo que vai variar de acordo com cada dispositivo, mas, resumindo, os dados coletados são transferidos para um local centralizado. Isso pode ser feito através de diferentes tecnologias, como redes celulares, satélites, Wi-Fi, ou outras redes sem fio.

Recepção de Dados: Os dados transmitidos são recebidos por uma estação receptora, que pode ser um servidor na nuvem, um computador centralizado ou outro dispositivo de recepção designado para esse fim.

Processamento e Armazenamento de Dados: os dados são processados e armazenados em um formato que pode ser acessado e analisado posteriormente, como o armazenamento em bancos de dados, a aplicação de algoritmos de análise, entre outros processos.

Análise e Visualização: Uma vez armazenados, esses dados podem ser analisados para identificar padrões, tendências, anomalias ou insights que sejam importantes para o gestor. Esses dados podem ser visualizados através de dashboards, relatórios ou outras ferramentas que ajudam nessa análise.

Tomada de Decisão e Ações: Depois que os dados coletados foram analisados, o gestor pode usá-los para otimizar operações, melhorar o desempenho, garantir a segurança ou tomar outras ações necessárias em relação ao veículo, isso pode incluir manutenção preventiva, otimização de rotas ou qualquer outra melhoria que o mesmo achar necessário.

Basicamente, é dessa forma que a telemetria funciona e pode ajudar o gestor de frota no dia a dia. O mais interessante sobre essa tecnologia é que pode ser aplicada em uma várias indústrias para monitoramento e controle de objetos e processos.

Tipos de Sensores de Telemetria

Existem diversos tipos de sensores utilizados na telemetria veicular, cada um com sua função específica na coleta de dados sobre o desempenho dos veículos, são eles:

Sensor de Velocidade

Responsável por monitorar a velocidade do veículo, permitindo a otimização de rotas e o controle do cumprimento de limites de velocidade.

Sensor de Combustível 

Este sensor mede o consumo de combustível, ajudando na identificação de padrões de consumo ineficientes e contribuindo para uma gestão mais eficaz.

Sensor de Temperatura

Monitora a temperatura do motor e outros componentes importantes, agindo como um alerta contra o superaquecimento e ajudando a evitar falhas no sistema.

Sensor de Frenagem 

Registra padrões de frenagem, detectando práticas de frenagem brusca que podem causar desgaste excessivo dos freios e comprometer a segurança do veículo.

Sensor de RPM (Rotações por Minuto)

Mede as rotações por minuto do motor, fornecendo informações cruciais sobre a eficiência da condução e o desgaste do motor ao longo do tempo.

Esses sensores trabalham em conjunto para fornecer uma visão do desempenho do veículo, o que permite aos gestores de frota tomar boas decisões e garantir a eficiência das operações.

Onde a Telemetria pode ser utilizada?

A telemetria pode ser utilizada em várias áreas de uma operação devido à sua capacidade de monitorar e coletar dados remotamente. 

Alguns exemplos de onde a telemetria pode ser aplicada são:

Transporte e Logística

A telemetria veicular pode ser utilizada para monitorar frotas, rastrear a localização dos veículos, otimizar rotas de entrega, gerenciar o consumo de combustível e monitorar o desempenho dos motoristas e dos veículos.

Isso faz com que o analista ou até mesmo gestor de frotas possa 

Aviação

Na aviação, a telemetria é usada para monitorar a saúde dos motores de aeronaves, coletar dados de voo, rastrear aeronaves em tempo real e melhorar a eficiência operacional para que as companhias aéreas e torres de controle possam tomar as melhores decisões.

Indústria Automotiva

Além da telemetria veicular, a telemetria é utilizada na indústria automotiva para monitorar a produção em fábricas, otimizar o desempenho de veículos durante testes e melhorar a manutenção de equipamentos industriais para que tudo ocorra bem com os processos necessários.

Agricultura

A telemetria é aplicada na agricultura para monitorar condições do solo, gerenciar a irrigação, rastrear equipamentos agrícolas e otimizar o uso de pesticidas e fertilizantes.

Quais as diferenças entre Telemetria e Videotelemetria?

Agora você com certeza entendeu a importância da telemetria e sabe como ela pode te ajudar na sua operação.

Porém, além da telemetria que abordamos até agora, ainda há outro método, a videotelemetria.

Telemetria e videotelemetria são dois termos que, conceitualmente, funcionam de forma parecida, porém, há diferenças entre os dados que são coletados e transmitidos.

 As principais diferenças entre os dois são:

Telemetria

Telemetria é o processo de coleta, monitoramento e transmissão de dados remotamente, geralmente em tempo real, utilizando sensores instalados em um objeto para medir e transmitir informações sobre o desempenho dos veículos.

Os dados coletados pela telemetria podem incluir informações como temperatura do veículo, pressão, velocidade, níveis de líquidos, localização, entre outros parâmetros que são importantes para o controle .

Videotelemetria

Videotelemetria é uma forma de telemetria que também envolve a transmissão de dados, a grande diferença é que são vídeos em tempo real, juntamente com outras informações telemétricas, como dados de localização ou sensores.

A videotelemetria pode ser usada para monitorar visualmente o veículo em movimento em tempo real.

Além disso, também é utilizada em áreas como monitoramento de tráfego, vigilância de áreas urbanas, esportes, entre outros.

Ou seja, enquanto a telemetria se concentra na coleta e transmissão de dados de sensores para monitorar o desempenho e condições apenas do veículo, a videotelemetria adiciona uma dimensão visual, transmitindo dados de vídeo em tempo real, que permite não apenas fazer uma boa gestão do veículo, mas também dos motoristas.

Qual o objetivo da Telemetria Veicular?

A telemetria veicular tem como objetivo principal a coleta, monitoramento e análise de dados relacionados ao funcionamento dos veículos. 

Essa tecnologia visa melhorar diversos aspectos da operação de veículos, desde a eficiência até a segurança dos motoristas.

Ao coletar informações em tempo real ou periodicamente, a telemetria veicular permite identificar padrões de uso, comportamentos de condução e condições do veículo que podem afetar sua performance. 

Isso inclui dados como consumo de combustível, velocidade, rotação do motor, temperatura, entre outros parâmetros.

Com base nos dados coletados, é possível tomar medidas antecipadas para otimizar o desempenho dos veículos e garantir a segurança do motorista, além de ter certeza que o veículo está performando da forma que deveria.

Por exemplo, a telemetria pode alertar sobre a necessidade de manutenção preventiva, indicar rotas mais eficientes, ou até mesmo identificar comportamentos de condução perigosos que possam colocar em risco a segurança dos motoristas e passageiros.

Além disso, a telemetria veicular é uma ferramenta valiosa para a gestão de frotas, permitindo o monitoramento em tempo real da localização dos veículos.

A telemetria veicular tem como objetivo fornecer dados e insights que possibilitam melhorias significativas na eficiência, segurança e gestão de frotas de veículos, contribuindo para uma operação mais eficaz e econômica.

Qual a Diferença entre Telemetria Veicular e Rastreamento?

Apesar de telemetria veicular e o rastreamento serem parecidos, eles apresentam algumas diferenças importantes, são elas:

Telemetria Veicular

A telemetria veicular tem como objetivo principal coletar e monitorar uma variedade de dados relacionados ao funcionamento do veículo em tempo real ou periodicamente. Isso inclui informações como velocidade, rotação do motor, temperatura, consumo de combustível, entre outros parâmetros importantes.

A telemetria veicular foca em dados sobre o desempenho do veículo e seu ambiente, oferecendo insights para melhorar eficiência, segurança e manutenção do veículo.

Rastreamento

O rastreamento de veículos tem como objetivo principal determinar a localização atual de um veículo em tempo real ou em intervalos específicos. O foco principal é monitorar a posição e o trajeto do veículo.

O rastreamento se concentra principalmente na obtenção de dados de localização, normalmente usando sistemas de GPS ou outras tecnologias de posicionamento. Embora possa haver informações adicionais associadas ao rastreamento, como velocidade e direção, seu principal objetivo é a localização do veículo.

Ou seja, enquanto a telemetria veicular se concentra em coletar e analisar dados detalhados sobre o desempenho do veículo, o rastreamento de veículos prioriza a determinação da localização do veículo em tempo real. 

Como a Telemetria Veicular ajuda na gestão de frotas?

Já deve ter ficado claro até aqui a diferença que a telemetria pode fazer no seu dia a dia, oferecendo uma série de benefícios que auxiliam na otimização das frotas.

Ela pode ser usada de várias formas, como por meio de videotelemetria, o que vai possibilitar ter controle do seu condutor e veículo, podendo fazer uma gestão ainda mais assertiva.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais a telemetria pode te ajudar na gestão da sua frota:

Monitoramento em Tempo Real: A telemetria permite que os gestores de frota monitorem a localização e o status de cada veículo em tempo real. Isso possibilita o acompanhamento das rotas, o controle da movimentação dos veículos e a identificação de desvios não autorizados.

Otimização de Rotas: Com base nos dados de telemetria, os gestores podem analisar as rotas mais eficientes e econômicas para os veículos. Isso inclui a identificação de trajetos mais curtos e a minimização do tempo de viagem, o que vai impactar diretamente na redução do consumo de combustível.

Análise de Desempenho do Motorista: A videotelemetria te fornece informações detalhadas sobre o comportamento dos motoristas, como se o mesmo está distraído ou fazendo uma curva muito brusca em alta velocidade. Esses dados podem ser utilizados na implementação de treinamentos e políticas de condução mais seguras e econômicas, por exemplo.

Redução de Custos Operacionais: Ao otimizar rotas, melhorar a eficiência do motorista e realizar manutenção preventiva, a telemetria ajuda a reduzir os custos operacionais da frota. Isso inclui economias em combustível, manutenção, seguro e multas de trânsito.

Ao utilizar dados em tempo real para tomar decisões, os gestores de frota podem melhorar a produtividade e a rentabilidade de suas operações.

Você conhece a Frota 162?

A Plataforma Frota 162 é a melhor plataforma para ajudar sua frota na gestão de multas, condutores e documentos, oferecendo uma solução completa para qualquer tamanho de empresa.

Utilizando a Frota 162 você tem acesso centralizado a todas as infrações em território nacional, proporcionamos aos gestores ou analistas de frota a capacidade de antecipar o pagamento, resultando em economia de até 40% em multas para as empresas.

Nossa plataforma, além de reduzir custos com multas, também simplifica os processos burocráticos de maneira ágil. Além disso, disponibilizamos uma ampla variedade de relatórios e dashboards para aprimorar a gestão.

Com a Frota 162, simplificar o pagamento de multas é fácil. Com apenas alguns cliques, você pode efetuar o pagamento de todas as suas multas de forma rápida e descomplicada

Além disso, oferecemos uma série de benefícios adicionais, incluindo garantia de 20% de desconto no pagamento antecipado de multas, facilitação na identificação de condutores, acompanhamento da situação da CNH dos condutores e muito mais.

Clique abaixo e comece economizar agora mesmo com a Frota 162:

Telemetria Veicular: o que é, pra que serve e quais suas vantagens

Perguntas Frequentes sobre Telemetria Veicular

O que é telemetria?

Telemetria veicular é o processo que ajuda na coleta, monitoramento e transmissão de dados sobre funcionamento e desempenho de veículos. Esses dados incluem informações como velocidade, rotação do motor, temperatura, pressão dos pneus, consumo de combustível, saber se o motorista está distraído enquanto dirige, entre outros. 

Qual o objetivo da telemetria?

O objetivo da telemetria é coletar, monitorar e transmitir dados remotamente, geralmente em tempo real, para possibilitar o acompanhamento e análise de informações sobre o funcionamento do veículo. Isso permite tomar melhores decisões, melhorar o desempenho, garantir a segurança e otimizar a eficiência das operações de uma frota.

Quanto custa um sistema de telemetria?

Isso vai depender do tipo da sua frota, portanto, as empresas que querem ter um sistema de telemetria precisam pesquisar as ofertas no mercado. Sempre considere seu tipo de frota para que você possa adquirir uma ferramenta capaz de entregar as informações necessárias para sua gestão.

Como a telemetria ajuda na gestão de frotas?

Utilizando as informações adquiridas por meio da telemetria veicular, o responsável pela frota pode usar esses dados para melhorar suas operações, como gerar economia de combustível ou aplicar a gestão de multas de forma integrada com outros sistemas, por exemplo.

Quais são os benefícios da telemetria e porque aplicar?

A telemetria veicular traz diversos benefícios para uma frota, principalmente a economia e melhor gestão que pode ser gerada através do uso da mesma. Coletar informações como consumo de combustível, desempenho do motorista e do veículo te permitem tomar decisões mais assertivas na sua frota.

  • Compartilhar:

Comentários

Matérias relacionadas:

img post
23 de fevereiro de 2024

É Seguro Fazer a Vulcanização de Pneus? Saiba Como Funciona

Leia a matéria

img post
20 de fevereiro de 2024

Telemetria Veicular: o que é, pra que serve e quais suas vantagens

Leia a matéria

img post
30 de janeiro de 2024

Os 3 pilares da disponibilidade de frotas

Leia a matéria

Assine a nossa
newsletter

    © 2022 Frota 162 - Todos os direitos reservados.